quarta-feira, 25 de março de 2020


POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO.

No decorrer do que foi falado, vimos que a educação é necessária e de direito as todos os indivíduos para que estes possa viver em sociedade. Mas mediantes as situações educacionais como no Brasil, por exemplo, de que maneira é possível garantir uma educação de boa qualidade? Difícil de responder, em um país que busca melhorar a educação, com programas educacionais, mas que para estes programas terem sucesso e também o ensino em si, é necessário a valorização do professor, é preciso investir na formação continua dos mesmos sem falar que na maioria das vezes os nossos governantes querendo garantir votos e apoios nas eleições  acabam colocando pessoas para trabalhar nestes programas, pessoas que não tem experiências/metodologias educacionais. Enquanto tem professores formados capazes de ensinar e que não trabalha somente por dinheiro, mas por amor a profissão, visto que o baixo salário de um professor atual dispensa comentários.Além desta questão da capacitação/formação dos professores, entra outros aspectos: as condições das escolas dos ambientes escolares, alguns muitos precários; a falta de recursos pedagógicos...
   Então se pararmos para analisar as politicas educacionais no nosso país, vemos que faltam planejamentos baseados nas realidades do sistema de ensino e sim que os planos visam atender a interesses alheios à educação. Vemos que o que é transmitido em sala de aula, não esta totalmente de acordo com o exterior da sala de aula, isto é não condiz com o contexto do país.  Assim vejo que para o sistema de ensino e seus componente ser valorizado, as atividades do governo com relação a educação tem que visar a aprendizagem, o direito a educação de qualidade e não o interesses alheios. Tem que investir em quem realmente estádisposto a ensinar, tem que realizar concursos, para colocar profissionais dentro de sala de aula.
E termino citando uma frase a qual desconheço o autor “ter bons educadores e educadoras é direito da sociedade e dever do estado” cabe a politica pública da educação atender a necessidades educacionais de maneira igualitária e sem interesses a parte.

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