POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO.
No decorrer do
que foi falado, vimos que a educação é necessária e de direito as todos os
indivíduos para que estes possa viver em sociedade. Mas mediantes as situações
educacionais como no Brasil, por exemplo, de que maneira é possível garantir
uma educação de boa qualidade? Difícil de responder, em um país que busca
melhorar a educação, com programas educacionais, mas que para estes programas
terem sucesso e também o ensino em si, é necessário a valorização do professor,
é preciso investir na formação continua dos mesmos sem falar que na maioria das
vezes os nossos governantes querendo garantir votos e apoios nas eleições acabam colocando pessoas para trabalhar nestes
programas, pessoas que não tem experiências/metodologias educacionais. Enquanto
tem professores formados capazes de ensinar e que não trabalha somente por
dinheiro, mas por amor a profissão, visto que o baixo salário de um professor
atual dispensa comentários.Além desta questão da capacitação/formação dos
professores, entra outros aspectos: as condições das escolas dos ambientes escolares,
alguns muitos precários; a falta de recursos pedagógicos...
Então se pararmos para analisar as politicas
educacionais no nosso país, vemos que faltam planejamentos baseados nas
realidades do sistema de ensino e sim que os planos visam atender a interesses
alheios à educação. Vemos que o que é transmitido em sala de aula, não esta totalmente
de acordo com o exterior da sala de aula, isto é não condiz com o contexto do
país. Assim vejo que para o sistema de
ensino e seus componente ser valorizado, as atividades do governo com relação a
educação tem que visar a aprendizagem, o direito a educação de qualidade e não
o interesses alheios. Tem que investir em quem realmente estádisposto a
ensinar, tem que realizar concursos, para colocar profissionais dentro de sala
de aula.
E termino
citando uma frase a qual desconheço o autor “ter bons educadores e educadoras é
direito da sociedade e dever do estado” cabe a politica pública da educação
atender a necessidades educacionais de maneira igualitária e sem interesses a
parte.
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